No dia 23 de setembro de completou-se os dez anos da inauguração da atual capela de Teresópolis, dedicada a Santa Tereza d’Avila, inaugurada no ano 2007. E para celebrar a data, neste final de semana acontece a tradicional festa de Santa Tereza nesta bela capela.
A bela igreja de Santa Tereza d’Avila, com arquitetura moderna e arrojada, se sobressai em meio ao paisagismo bucólico e ainda rural de Teresópolis (a cidade de Teresa), uma alusão (homenagem) ao nome de Teresa Cristina, então rainha consorte do Brasil na época da criação da Colônia Teresópolis, em 1860.

A decisão de demolir a igreja centenária, em 2005, foi tomada pela comunidade depois do laudo técnico apresentado pelo engenheiro José Freitas, que condenou a estrutura da antiga capela, construída na década de 1870. Após várias reuniões entre as lideranças religiosas, os moradores da comunidade e os técnicos responsáveis pelo projeto, decidiu-se pela aprovação do modelo apresentado pelos arquitetos Eduardo Faust e Thiago Dorini.