VIP – Quais as principais ações dos seus primeiros 6 meses de gestão?
Reorganização e padronização dos armários do almoxarifado da farmácia e enfermagem, otimizando e aumentando espaço adequado para os medicamentos.
Aquisição de 02 geladeiras próprias para as salas de vacina do município, conforme determina o MS e a Anvisa, com as especificações exigidas.
PSE – Programa Saúde na Escola – Realizado adesão 100% do programa, com cobertura de 100% das escolas prioritárias do município.
Manutenção dos grupos de promoção a saúde:
* Grupo hipertenso e diabético: (HIPERDIA)
Atende em média 30 participantes por mês. O grupo realiza atividades de educação em saúde, avaliação clínica e troca de experiências, acontece nas 02 unidades de saúde do município e é aberto para toda a comunidade.
As primeira terça-feira em Santa Cruz da Figueira;
As primeiras quintas-feiras na Sede. Acontece mensalmente.
* GRUPO DE TABAGISMO – atende em cada grupo um total de 15 participantes, esse ano já foram atendidos 02 grupos. Nele há a dispensação de medicamentos, terapia em grupo, individual e acompanhamento da equipe de saúde.

 

VIP – Quais novidades previstas para o segundo semestre?

O antigo Posto de Saúde da Sede será reinaugurado ainda este ano? Será feito em estilo germânico?
Sim, inauguração prevista para daqui dois meses.
Está sendo construído em estilo germânico, uma homenagem aos imigrantes alemães que tanto contribuíram no desempenho da cidade.

VIP – Quais as especialidades hoje estão à disposição da comunidade sem que tenha que se deslocar para grandes centros?
Dermatologista, Pediatra, Ginecologista, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudióloga.

VIP – Quantas equipes de saúde hoje atendem em Águas Mornas. Qual o número de servidores à disposição da comunidade?
Atualmente contamos com duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde bucal.
Quadro de funcionários: 2 MÉDICOS PSF, 1 MÉDICO PRONTO ATENDIMENTO, 3 CIRURGIÕES DENTISTAS, 2 ENFERMEIRAS PSF, 7 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, 4 ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS, 3 AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS, 13 ATENDENTES DE SAÚDE PÚBLICA ( ACS ), 6 MOTORISTAS, 1 PSICOLOGA, 1 FISIOTERAPEUTA, 3 FARMACÊUDICO, 1 ASSISTENTE SOCIAL, 1 AGENTE DE ENDEMIAS, 1 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, 1 VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2 RECEPCIONISTA, 1 DERMATOLOGISTA, 1 GINECOLOGISTA, 1 PEDIATRA, 1 FONOUDIOLOGA. TOTAL DE 56 funcionários
VIP – O horário de atendimento dos postos, quantos postos e serviços disponíveis?
Temos 02 Postos de Saúde: Unidade de Saúde da SEDE: 06:00h as 21:00h; Santa Cruz: 07:00h as 17:00h; oferecemos aos nossos munícipes os seguintes procedimentos e consultas.
– PSF; SAUDE BUCAL; DERMATO; PEDIATRA; FISIOTERAPIA; CONSULTA DE ENFERMAGEM; VACINA; TESTE DO PEZINHO; TESTES RÁPIDOS; PRONTO ATENDIMENTO; DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA BÁSICA E CONTROLADOS ESPECIAIS;
RETIRADA DE PONTOS; CURATIVOS; VISITA DOMICILIAR; Dermatologista, PEQUENAS CIRURGIAS, Pediatra, Ginecologista, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudióloga.

 

VIP – Há demanda reprimida de atendimentos muito grande ou hoje a fila de espera por serviços é quase nula?
Infelizmente existe demanda reprimida no município, tanto em consultas, quanto em exames, em relação as vagas oferecidas pelas regulações que não supre a demanda.

VIP – Considerações finais:
Continuar mantendo os serviços oferecidos e procurar estar sempre melhorando, no sentido de estar buscando o melhor para a população aguasmornense, contratar mais um médico para prestar atendimento no Pronto Atendimento na Unidade de Saúde de Santa Cruz.