Em 1987 nascia em Santo Amaro da Imperatriz o Grupo Musical São Francisco, que hoje vem arrastando uma legião de fãs para os bailes e festas da região. No último dia 15 de setembro o São Francisco completou os 30 anos de estrada. O grande idealizador do grupo foi o popular Manobra, Anésio Justen, que até hoje, ao lado do filho Edemilson, o “Mico”, sobe aos palcos. O nome do conjunto é uma homenagem ao bairro São Francisco, de Santo Amaro, onde o sonho começou no primeiro baile há três décadas.


A paixão passou de pai para filho. Mico, gaita, voz e teclado, impulsiona o grupo e inova nas redes sociais com vídeos supercriativos divulgando os shows onde a banda se apresenta. A notoriedade foi impulsionada de imediato. Os tempos de altos e baixos, normal na carreira musical, ficou para trás. Hoje o grupo São Francisco é um dos mais requisitados para as festas da região. Casamentos e aniversários também são muito abrilhantadas pelo grupo. “Felizmente nossa agenda para este ano 2017 está fechada”, comemora Mico.
Completam o grupo os músicos: José Otávio (Gaita), Nadirso Fritzen (Bateria), Márcio Tegner (Baixo e voz), Bruno Martins (Voz e acordeon), Maycon Lohn de Souza (Guitarra e voz). O diferencial do São Francisco é sem sombra de dúvidas as 4 sanfonas que fazem “miséria” sobre o placo. “Investimos sempre em equipamentos e atualização de repertório. Agora adquirimos som e iluminação de última geração, o que vai levar às festas com o São Francisco um brilho ainda maior”, ressalta Mico.
Quando o grupo começa a tocar nas festas não demora muito para a música “Toca Aquela” ser pedida. É obrigação! A música é sucesso entre os fãs que até criaram “fã clube Toca Aquela”. O repertório eclético que atende desde os jovens até pessoas mais maduras, com músicas que viajavam no tempo, agradam e agitam o público. Recentemente um CD com músicas próprias produzidas por parceiros do grupo foi lançado. Hoje o São Francisco faz uma média de 8 shows por mês. As músicas dançantes que vão da “vaneira raiz”, novas adaptações e ao sertanejo, são pontos fortes do grupo. Recentemente, na comemoração dos 30 anos do grupo, em Águas Mornas, o São Francisco registrou recorde de público em shows na região.