Rodrigo Mascarenhas
Texto e Fotos

Construídos por volta de meados dos anos 20, dois casarões localizados no centro de Águas Mornas chamam a atenção de quem visita a cidade. São imóveis da tradicional família Lehmluhl, erguidos pelo saudoso Sr. Evaldo Carlos Lehmkuhl e por Dona Hilda Trierweiller.

Casa do saudoso Sr. Evaldo Lehmkuhl
Imóvel comercial com fachada preservada até hoje ativo

Ao lado da residência onde hoje mora um familiar, encontra-se a tradicional lojinha 4 Irmãos – numa referência aos netos Evaldo, Evandro, Marina e Marlete que herdaram o imóvel dos pais, Sr. Odir Lehmkuhl (falecido em 2000) e Dona Verina Olga Lehmkuhl – hoje com 92 anos. A loja também tem fachadas inalteradas. Antigamente este era um comércio de “secos e molhados” onde vendia-se de tudo. Segundo o filho do Seu Odir, Evaldo Neto, “ali se negociava produtos trazidos do interior, pessoas que passavam e desciam da serra, era comum a prática da troca de produtos”. Evaldo ainda lembra das histórias que o pai contava, que seu avô, depois também o restante da família, costumava ir até o Mercado Público em Florianópolis comercializar os produtos coloniais como ovos, linguiça, cachaça. “Tinha vezes de serem levados para o Mercado mais de 500 dúzias de ovos por semana, isso mostra como tínhamos um bom ponto de secos e molhados abastecido por muitos colonos de toda a região”, diz. A família Lehmkuhl permetua ano após ano a veia para os negócios herdada do avô e do pai.

Os quatro irmãos hoje tocam além da loja 4 Irmãos, o novo Mercado Lehmkuhl, que esta semana, dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, completará 6 anos atendendo a população de Águas Mornas e da região com produtos sempre frescos e de qualidade.
O Jornal MORNÃO e Jornal VIP prestam esta homenagem a família Lehmkuhl pela contribuição dada por todos ao município, gerando empregos e levando até a casa de cada pessoa um produtos com procedência.
Parabéns Mercado Lehmkuhl pelos 6 anos de nova vida. Lembrando que essa história iniciou em 1978 com a primeira loja.